imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



domingo, 4 de novembro de 2012

INTOLERÂNCIA





 

 




...O motivo pelo qual Dois Bilhões de seres humanos na Terra se dizem cristãos nada tem a ver com exame histórico ou raciocínio criterioso, e sim pura e simplesmente por inércia sócio-cultural. São cristãos porque seus pais o foram, e seus avós e bisavós. São por pura tradição e densidade cultural de um sistema de idéias que ajudou a construir nossa civilização, e que tem a curiosa propriedade de ser nada aberto a questionamento.

 
No mínimo 99,9999% dos cristãos jamais examinou sua crença criticamente. Jamais se preocupou em verificar se possui coerência histórica, embasamento científico ou simplesmente sustentabilidade lógica. Não se preocupam com isso e nem sequer deveriam. Religião é subjetiva, não se baseia em razão mas sim na necessidade humana.

 ...Essas pessoas jamais acreditaram por uma questão de coerência histórica e lógica, mas simplesmente porque foram obrigadas a acreditar, tendo sido doutrinadas desde crianças das mais diversas formas possíveis, inclusive ameaças às vezes sutis, às vezes não. No passado, até mesmo mediante tortura.

Se um dia um colega confiável lhe chega todo entusiasmado dizendo que viu um magnífico carro importado dirigido por uma belíssima mulher, normalmente você não tem bons motivos para duvidar que ele esteja falando a verdade, por mais que esteja a exagerar. Mas se ele chega e diz que viu um disco voador voando no céu pilotado por um dragão, aí você, normalmente, tende a ser mais desconfiado.


Da mesma forma, poucas pessoas duvidam que um homem possa sofrer um tiro e sobreviver, mas é difícil acreditar que alguém sofreu 10 tiros em partes vitais do corpo, morreu, foi enterrado e depois ressuscitou 3 dias depois.

Curiosamente, essa simples e clara dicotomia entre o fantástico improvável e o modesto provável foi invertida pela história da religião cristã. Por quase dois milênios uma civilização foi duramente martelada com a idéia de um homem que fazia milagres e que havia ressuscitado. A insistência e a pressão psicológica dessa doutrinação foram tão fortes, que se hoje em dia alguém oferece uma alternativa muito mais plausível e realista, é um escândalo!

... A tese de que Jesus Cristo foi um homem normal que se casou e teve filhos é tão velha quanto a tese de que foi o Filho de Deus encarnado. Bem como a idéia de que Maria Madalena foi muito mais que uma simples prostituta arrependida, mas sim uma brilhante sacerdotisa e esposa de Jesus, com a qual teria até mesmo tido filhos.

... Mas certos cristãos não podem tolerar isso, qualquer vaga insinuação de que seu personagem mitológico seja uma vírgula diferente daquilo em que acreditam não pode ser perdoada, e mobilizam-se contra uma das maiores conquistas da civilização ocidental contemporânea: A liberdade de crença, idéias e expressão.

Nada revela mais a fragilidade da fé e a fraqueza racional de alguns cristãos do que o profundo medo de uma simples alternativa explicativa mais lúcida e mais provável sobre o personagem de Cristo.

http://www.xr.pro.br/Ensaios/Da20.html

Nenhum comentário: