imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SOBRE CASAMENTO E DIVÓRCIO


Quando eu tinha uns oito anos de idade meus pais estavam pensando em divórcio. Lembro-me de minha mãe colocando máscara de creme na frente de um espelho e eu estava sentado na cama olhando para ela. Eu pensava que aquilo era uma coisa muito estranha, as mulheres colocando máscara, então eu estava a assistindo. E minha mãe disse-me muito gravemente: "todo mundo gosta de seu pai e todo mundo gosta de mim, mas nós já não gostamos um do outro, por isso vamos nos separar". Eu chorei, foi muito doloroso apenas pensar sobre isso. Algumas horas mais tarde, meu pai chegou do trabalho e eu sabia que minha mãe iria discutir isso com ele. Ele foi para o quarto e eles fecharam a porta. Eu estava tão perturbado que secretamente coloquei meu ouvido contra a porta para ouvir o que eles estavam dizendo.



Minha mãe disse ao meu pai o quanto eu havia chorado, e eu os ouvi dizer que para o resto de suas vidas iriam ficar juntos pois isso era o melhor para as crianças. Eles nunca se separaram. Conforme os anos passaram, eu posso dizer honestamente, eu nunca vi duas pessoas que se amavam tanto. Seu amor era muito profundo. Não era apenas romance, porque o romance, você sabe que vai e vem. Não era apenas sobre personalidade, ou de ter visões complementares sobre as coisas. Tratava-se de coração a coração, a sensível responsabilidade para com o outro em prol de um princípio superior. Porque eles escolheram passar por essas dificuldades juntos pelo princípio superior de seu amor por seus filhos, eu sinto que Deus lhes concedeu profundo afeto e amor um pelo outro.


Além do princípio superior dos filhos está o princípio de Deus, o princípio de nossos votos diante do Senhor, de ajudar um ao outro a tornar-se puro, de tornarmo-nos iluminados em nossas vidas. Este princípio maior é a razão de, tradicionalmente, os casamentos de todas as diferentes culturas envolverem a tomada de votos em um lugar espiritual - de modo que a união é consagrada como uma parceria a serviço do Divino. O que é um diamante? Um diamante é a rainha de todas as jóias. Mas um diamante nada mais é que um pedaço de carvão que tem estado sob pressão por milhões de anos. Ouro, o rei dos metais, é purificado quando é colocado no fogo. Esta é a Mãe Natureza falando conosco. Esta é a sabedoria - que passando lealmente pelos bons momentos e maus momentos - nas horas fáceis e difíceis com o outro, e um para o outro, através deste valor mais elevado - então o casamento tem o potencial para nos tornar espiritualmente perfeitos.


Ele vai fazer isso se nós apenas entendermos o yoga do casamento.
...

Sentimentos de afeto podem ir e vir, mas o alicerce de um relacionamento saudável é o respeito. Respeito um pelo outro e cuidado um com o outro. Através do respeito e cuidado, a afeição pode se transformar em amor profundo a nível de alma. Fisicamente cuidamos uns dos outros provendo as necessidades básicas da vida. De acordo com a natureza particular de sua ocupação e relacionamento deve-se prover moradia, vestuário, saúde e outras necessidades físicas. Mas cuidado emocional é muito essencial. Falta de cuidado emocional pode realmente tirar um casamento do rumo. Todo mundo precisa de apreço e todo mundo precisa de encorajamento. Tantas senhoras vêm a mim e dizem: "Meu marido simplesmente não se importa comigo - ele não gosta de nada que eu faço". Quando falo com o marido, pergunto: "Você se preocupa com ela?" E ele vai dizer: "Sim, claro". Eu pergunto: "Você gosta do que ela faz"? "Sim, eu amo o que ela faz". "Alguma vez disse a ela"? E ele dirá: "Por que eu deveria dizer a ela, ela deveria saber". A comunicação é tão importante. Às vezes em um casamento nós nos comunicamos com todo mundo, exceto com a pessoa que estamos vivendo. Comunicação - a comunicação honesta, onde nós realmente expressamos a nossa gratidão para com o outro, expressamos o nosso afeto um pelo outro, e expressamos de tal maneira que nós encorajamos um ao outro é muito importante para um relacionamento saudável.



O casamento não deve ser apenas algo que estamos tolerando de uma forma ou de outra, apenas porque fizemos votos. Deve ser algo muito dinâmico, muito fluente e muito real. Deve ser muito ligado ao Divino, para que as lutas não sejam apenas deprimentes - as lutas são desafios espirituais que temos que enfrentar juntos e cada vez que superamos esses desafios, chegamos a uma plataforma espiritual mais alta. Seguindo o casamento desta forma ele se torna um caminho para a perfeição.
 
Radhanatha Swami
 
Link desta postagem:
http://www.facebook.com/#!/Nhamgyal/posts/333454790001744

Nenhum comentário: