imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HINO À DEUSA (Rig Veda)

.



1. OM! Eu percorro as tempestades e a luz, através das divindades do céu, através de todas as divindades. Eu protejo os senhores do dia e da noite, o soberano da atmosfera, o deus do fogo (Agni) e os guardiões celestes benevolentes.

2. Eu carrego o néctar da imortalidade. Eu apoio o Criador dos seres vivos, o protetor do universo, o Senhor gracioso da prosperidade. Eu distribuo riqueza à quem prepara os sacrifícios e oferece as oblações, com a mente atenta.

3. Eu sou a soberana em quem todas as divindades do auspicioso estão unidas. Brilhando com consciência, eu sou a principal entre aqueles dignos de adoração. Os Deuses me difundem em todas as direções, a minha presença constante em muitos lugares é revelada em múltiplas formas.

4. Só por mim todos os mortais que vivem e respiram vêem e ouvem o que é dito, não sabendo que habitam em mim. Escutai-me enquanto eu falo a verdade para você.

5. Eu proclamo esta, que é agradar aos deuses e humanos. Faço poderoso quem eu quiser, faço-os devotos e abro os olhos para o entendimento correto.

6. Para o Deus que põe em fuga o mal, eu sou o arco, cujas flechas podem derrubar o inimigo , tal é o fervor com que eu entro nessa pessoa. Através do céu e da terra me estendo.

7. No ápice da criação, eu trago os céus. Meu poder criativo flui entre as águas do oceano infinito. Eu me espalhei por todos os mundos e os céus tocam a minha vastidão.

8. Eu respiro como o vento, a definição de todos os mundos em movimento. Tão grande eu me tornei no meu esplendor, brilhando muito além do céu e da terra.


(Tradução poética baseada em Devadatta Kali, Em Louvor da Deusa: O Devimahatmya eo seu significado )

O Devisukta ou Hino à Deusa, é encontrada no Rig Veda (RV 10,125), o mais antigo dos quatro Vedas, ou textos de sabedoria sagrada que formam a base bíblica para o Hinduísmo moderno. É tradicionalmente recitado com a Mahatmyam Devi, um dos mais importantes textos do cânone Shakta vasto, e é um companheiro para a bela Ratrisukta .

Neste hino, a Deusa manifesta o seu principal local como fonte de energia e de tudo que existe no universo vasto, incluindo os próprios Deuses. Ela também afirma sua identidade como o Uno absoluto - Todos os deuses são apenas facetas e manifestações de Sua presença divina final.

Ela também expressa sua graça, afirmando que ela não apenas sustenta o sadhaka - aquele que aceitou um guru com as práticas de humildade e sinceridade, com o objetivo de libertação -, mas também aqueles que negam ou dela são totalmente inconscientes de sua existência. Para aqueles que estão verdadeiramente dedicados e comprometidos com a disciplina espiritual, Devi diz que ela elimina os obstáculos ao seu progresso do despertar espiritual.

Finalmente, Devi proclama-se a ser a fonte (yoni) de toda a criação, a fonte do poder criativo em si, e revela-se como imanente e transcendente, sendo a consciência, bem como a realidade manifesta. Em última análise, Devi é tudo o que é, tanto manifesto e imanifesto, abraçando e ultrapassando os limites do universo ilimitado.


http://kamakhyamandir.org/vidya/deity/kamala/

Nenhum comentário: