imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

INCONSCIÊNCIA

.


Um dos assuntos mais comentados pela imprensa, recentemente, foi um episódio ocorrido numa Universidade na cidade de São Paulo, na qual uma aluna quase foi vítima de linchamento, simplesmente por ter ido às aulas com um vestido curto.

O fato, tão chocante quanto revelador, demonstra que a insanidade e a inconsciência, quando atingem um grau excessivo, podem explodir inesperadamente e ter como motivo, acontecimentos que não justificam em absoluto esta reação.

Além disso, deixou claro também que a violência - expressa neste caso na forma do machismo mais atrasado -, é tão presente nos redutos da classe média, teoricamente mais esclarecida, quanto nas periferias. Pelo que se viu no noticiário, nenhuma atitude firme foi tomada pela direção da entidade para impedir o fato, ou punir aqueles que tenham iniciado a agressão.

Ainda que consideremos a imaturidade da jovem em questão, no que diz respeito a escolher uma vestimenta adequada para cada situação, nada justifica a barbárie que sua atitude despertou nos colegas.
O curioso é que ela foi à Universidade de ônibus e nem na rua, nem no transporte coletivo, sofreu qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Vejo neste episódio, dois pólos de atuação da indústria massificadora de mentes: o primeiro, no apelo exacerbado da sexualidade, que estimula o erotismo numa idade cada vez mais precoce. E o segundo, no incentivo ao uso da violência como ferramenta para fazer prevalecer opiniões e valores pessoais, que presenciamos em inúmeros filmes e jogos eletrônicos.

A inconsciência é extremamente perigosa pois quando se manifesta ao mesmo tempo, num número grande de indivíduos, assume proporções gigantescas e muitas vezes incontroláveis. Somente aquele que está firmemente enraizado em sua consciência se torna imune à influência da massa.

Estas situações são exemplos emblemáticos do tipo de sociedade que criamos e dos valores equivocados que, infelizmente, ainda predominam. O exemplo ainda é a arma mais eficaz de educação que conhecemos.

Evitar e combater estes comportamentos em nosso cotidiano é a única maneira de alcançarmos um estágio de evolução em que sejamos capazes de enxergar o outro como nosso próprio reflexo.

http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=09272

Nenhum comentário: