imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



terça-feira, 8 de setembro de 2009

MASALA CHAI TRADICIONAL




Preparação

O método tradicinal mais simples de preparação do masala chai é o de ferver uma mistura de leite e água com folhas soltas de chá, adoçantes e especiariais não moídas. Mercados indianos ao redor do mundo vendem diversas marcas de “chai masala,” ”chá com especiarias” para este propósito, embora muitas pessoas preparem a sua própria mistura. O chá sólido e os resíduos das especiarias são coados antes de servir-se o chá.

O método pode variar conforme o gosto ou costume local: por exemplo, alguns combinam todos os ingredientes logo de início, esperam levantar fervura e então imediatamente coam e servem; outros deixam a mistura ferver por mais tempo, ou começam fervendo as folhas de chá e só adicionam as especiariais no final (ou vice-versa).

Ingredientes

Não há uma receita ou método de preparação fixo para o masala chai e muitas famílias possuem suas próprias versões do chá. As folhas de chá (ou pó de chá) são mantidas na água quente por tempo suficiente para extrair um sabor intenso, idealmente sem liberar os taninos amargos. Devido às inumeras variações possíveis, o masala chai pode ser considerado como uma classe de chá ao invés de um tipo específico de chá. Entretanto, todos os masala chai possuem os seguintes quatro compnentes básicos:

Chá

O chá base é usualmente um chá preto forte tal qual o Assam, de forma que as especiarias e os adoçantes não escondam seu sabor. Entretanto, uma grande variedade de chás são usados para fazer o chai. A maior parte dos chai na Índia é produzido com chá preto forte, mas o chai da região do Kashmir é feito com chá pólvora.


Adoçante

Ver artigo principal: Adoçante

Açucar branco puro é suficiente, emborar gostos individuais possam favorecer as notas caramelizadas do Demarara, outros açucares marrons, açucar de palma ou de coco, ou a mais leve e complexa acidez do mel. Jaggery também é usado como um adoçante, principalmente em partes rurais da Índia. Uma quantidade surpreendentemente grande de açucar pode ser necessária para extrair o sabor das especiarias; uma receita uma três colheres de sopa de açucar para 3.5 xícaras de chai. Leite condensado também pode ser adicionado com o propósito duplo de adoçante e leite.

Leite

Usualmente, leite integral é utilizado. Geralmente faz-se masala chai misturando-se 1/4 a 1/2 partes de leite com água e esquentando o líquido até quase fervura ou mesmo até fervura. Como mencionado acima, algumas pessoas gostam de usar leite condensado em seu masala chai para que aja também como um adoçante.

Especiarias e folhas de chá cortadas

Especiarias

O masala chai tradicional é uma bebida revigorante, com sabor forte de especiarias, preparada com as chamadas especiarias “quentes”. A maioria dos masala chais incorpora um ou mais dos seguintes componentes: cardamomo, canela, gengibre, anis, pimenta e cravo.

Tradicionalmente, cardamomo é a nota dominante. As misturas para masala e cozinha indiana também usam comumente outras especiarias como cravo, gengibre ou pimenta do reino; as últimas duas adicionam um sabor picante agradável. Na Índia costuma-se usar gengibre fresco.

A versão Kashmiri do chai é feita com chá verde ao invés de chá preto e possui uma mistura mais sutil de sabores: amêndoas, cardamomo, canela, cravo e algumas vezes açafrão.

Outros ingredientes possíveis são noz-moscada, sabor de rosa (pétalas de rosa são fervidas junto com o chá) ou raíz de licorice.

http://atmashala.com/blogs/?tag=massala-chai

CHAI-receita

Ingredientes para Masala (a mistura)
* 100 gramas de gengibre em pó
* 25 gramas de cravo em pó
* 100 gramas de pimenta do reino em pó
* 40 gramas de canela em pó
* 10 gramas de noz-moscada em pó
* 35 gramas de cardamomo em pó

Bebida
* 1/2 xícara de água filtrada
* 1/2 xícara de leite
* 2 colheres rasas de açúcar
* 1 colher de café de masala
* 2 saquinhos de chá preto


Masala:
Coloque tudo numa vasilha grande e misture bem, até
ficar homogêneo. Mexa com cuidado pra não levantar
poeira. Guarde o pó em um recipiente seco e bem
fechado.

Bebida:
Coloque a água e o leite em uma panela e deixe ferver.
Adicione o acúcar, o pó e o chá preto. Deixe ferver por
5 a 10 minutos (quanto mais tempo, mais forte). Coe o
líquido e sirva quente.

Nenhum comentário: