imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES

.


Uma homenagem à minha mãe e todas as minhas ancestrais,sem as quais eu não estaria aqui agora,este poema que fiz,denominado MULHERES DE MINHA FAMÍLIA

Mulheres...
Tão belas,tão jovens,meninas
Atravessaram mares
Desbravaram horizontes
Florestas,abriram caminhos
E foram fontes
De dores,amores,carinhos
Enfrentaram a luta,a labuta
E semearam filhos
E mataram a fome
Do seu homem
Na mesa,na cama,nas roças
Nas cidades,trabalhadoras
Ainda vivem,revivem rosas
Corajosas,quietas
Inquietas,desbravadoras
Mulheres atuais,mulheres ancestrais
Através do tempo,dos ventos,tempestades
Mulheres de todas as idades
Tão belas,tão jovens,tão velhas
Continuam semeando brilhos
Realizando sonhos
Alimentando filhos
Desbravando homens
Criando caminhos,pontes
E continuam fontes
E continuam fortes
E continuam...e continuam...
21/04/2008

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/2009/01/mulheres-de-minha-famlia.html

Também dedico este meu poema MEU MAIOR PRESENTE aos meus filhos,sem os quais eu não poderia ter sido agraciada com a dádiva maravilhosa de ser mãe



Meus filhos.
Agora andarilhos,com brilhos
Crescidos,sabidos
Chegando e saindo,de minha casa
De minha asa,meu pequeno mundo
Mas bem no fundo,sem barulho
Eu me orgulho
Pois têm um pouco de mim
Assim
Dei um pouco do meu ventre
Dei um pouco do meu peito
Um pouco das minhas noites
Dos meus dias
Dos meus sonhos
Do meu sono
Do meu Eu
Agradeço também ao meu ex
Por tudo que me fez
Ou não
Mas nada foi em vão
Já fomos cúmplices um dia
E hoje quem diria
Que já tivemos tesão
E pelos caminhos do coração
Me deste a tua semente
E o meu maior presente
Meus filhos...

Porto Alegre,20/02/2009

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/2009/02/meu-maior-presente.html

Por fim,este maravilhoso texto do blog da Gaia Lil,em homenagem à Grande Mãe de todos nós



No simbolismo do inconsciente, a Terra é o útero de tudo aquilo que dela se origina, e está viva na fantasia do homem, isto é, no inconsciente dele. Nesse simbolismo, a Terra não conta como um elemento que ocupa um quarto lugar, juntamente com o fogo, a água e o ar, mas representa o todo, como na realidade da nossa linguagem simbólica, quando falamos "nossa" Terra. O fogo vive dentro da Terra, a água emana dela, e o oceano de ar flutua ao redor dela.

Alcançamos aqui a concepção matriarcal básica do inconsciente, uma visão do mundo segundo a qual a terra é a Grande Mãe, em oposição ao princípio masculino patriarcal.

A vida origina-se da Terra e sai dela, e a luz que aparece projetada no céu noturno, que é ela mesma, está enraizada em suas profundezas. O mundo matriarcal é geocêntrico: as estrelas e os signos do zodíaco são o cinturão celestial da Deusa Terra, e estão dispostos em torno dela como o verdadeiro centro em redor do qual tudo gira.

A Terra, portanto, é a representação simbólica do próprio homem. O retorno à Grande Mãe Terra é um retorno à ele mesmo, ou seja, o cuidado para com a Terra garantirá sua sobrevivência não tão somente física como também psíquica. A estrela e a árvore dentro de nós não é menos simbólica nem menos real que uma experiência corpórea. A Terra transcende o homem, mas, não obstante, é nele que se localiza.

DEUSAS MÃES-TERRA

Desde o princípio dos tempos os seres humanos têm adorado um vasto panteão de Deusas Mães Terra, invocando sua ajuda em tempos de necessidade e agradecendo os favores da abundância. Cada civilização desenvolveu suas próprias Deusas, pois possuíam línguas e costumes diferentes, e habitavam os quatro cantos do mundo.

Como a nossa Deusa Papa existem a Mãe Terra Pachamama, a Deusa grega Gaia e Deméter, a Deusa egícia Ísis, a Deusa esquimó Sedna, as céltica Banba (Mãe Terra), Cailleach (a velha sábia que rege o inverno), a Dama do Lago que guarda a mítica espada Excalibur do rei Arthur em Avalon, e muitas outras.

Mais de mil nomes denominam a Deusa Mãe Terra de todos os tempos e de todas as culturas da humanidade.Todas elas são veneradas como Deusas, mas amadas como MÃES.
Escrito por Gaia Lil



http://sagrado-feminino.blogspot.com/2009/05/terra-simbolo-do-inconsciente.html

Nenhum comentário: