imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



sexta-feira, 15 de maio de 2009

APULEIUS LUCIUS

.


APULEIUS LUCIUS
(Madura, Norte da África, 124 - Egito, 180)

Lucius Apuleius é mais conhecido como o autor de The Golden Ass,um dos mais famosos romances no mundo,que traz a história do Cupido e da Psique.
Sua importância para o estudo da bruxaria está no fato de que The Golden Ass é um romance de bruxaria,e ilustra as crenças que eram pregadas pelas bruxas no mundo pré cristão.

Esse trabalho de Apuleius prova que a bruxaria não foi, assim como alguns escritores modernos afirmaram, uma invenção da Idade Média.Ao contrário,a bruxaria era conhecida,temida e respeitada na Grécia e na Roma antigas.


Lucius Apuleius foi um sacerdote de Ísis, que nasceu em Madaura, uma colônia romana no Norte da África, no início do século II d.C. Sua família era rica, e ele viajou muito durante esses tempos, em busca de educação e discernimento nos mistérios religiosos. Ele próprio uma vez foi acusado de praticar a magia negra. Ele tinha se casado com uma viúva rica, mais velha do que ele, e a família ciumenta da viúva levantou uma acusação contra ele de tê la enfeitiçado, levando a ao matrimônio. No entanto, Apuleius foi capaz de se defender com sucesso diante da corte por meio de um discurso brilhante e inteligente, que foi mais tarde publicado sob o título de A Discourse on Magic (Apulei Apologia sive pro se de Magia Liber, com introdução e comentário de H. E. Buder e A. S. Owen, Clarendon Press, Oxford, 1914).

Seu livro The Golden Ass foi traduzido para o inglês por William Adlington em 1566, e em nossos dias atuais por Robert Graves em 1950. Ele finge ser uma autobiografia, contando como Lucius no papel de um jovem aventureiro que se encontrou na Tessália, uma região da Grécia, famosa por sua bruxaria.(...)

(...)As bruxas no livro The Golden Ass têm muitas das características atribuídas àquelas da Idade Média. Elas são capazes de mudar sua forma pelo uso de unções mágicas; elas roubam partes de cadáveres para usar em seus feitiços; elas enfeitiçam homens depois de coletarem fios de seus cabelos; elas são capazes de lançar um encanto sobre os sentidos e fazer com que as pessoas peguem no sono; elas são capazes de passar pelo buraco da fechadura de portas transformando se em um animal pequeno, ou até mesmo em um inseto; e elas também são capazes de transformar outras pessoas em formas animais.

Porém Apuleius,como um sacerdote de Ísis,mostra ambos os lados do culto da deusa da Lua,os caminhos da esquerda e da direita.Ele reconhece Ísis c0mo a Rainha do Céu,ainda assim de forma idêntica em seu aspecto negro como Hécate e Prosérpine,a Rainha do Submundo.As rosas que redimem Lucius da forma de jumento são um símbolo dos Mistérios; uma idéia que nos anos seguintes foi repetida no emblema oculto dos Rosacruzes.

William Adlington, o tradutor do século XVI de Apuleius, reconheceu que esse romance mágico tinha um significado interior, e que "esse livro de Lucius é uma figura da vida do homem", conduzida na forma de um conto picaresco.



http://www.imagick.org.br/pagmag/turma2/ApuleiusLucius.html

Nenhum comentário: