imagem: Jia Lu, Illuminated

"EM CADA CORAÇÃO HÁ UMA JANELA PARA OUTROS CORAÇÕES.ELES NÃO ESTÃO SEPARADOS,COMO DOIS CORPOS;MAS,ASSIM COMO DUAS LÂMPADAS QUE NÃO ESTÃO JUNTAS,SUA LUZ SE UNE NUM SÓ FEIXE."

(Jalaluddin Rumi)

A MULHER DESPERTADA PARA SUA DEUSA INTERIOR,CAMINHA SERENAMENTE ENTRE A DOR E AS VERDADES DA ALMA,CONSCIENTE DA META ESTABELECIDA E DA PLENITUDE A SER ALCANÇADA.

BLOG COM MEUS POEMAS:

http://desombrasedeluzanna-paim.blogspot.com/



domingo, 8 de fevereiro de 2009

BRUXAS E FADAS

.

.


As crenças são muito fortes e difíceis de serem mudadas de uma hora para a outra. Criamos imagens de certas coisas que ficam enraizadas em nossa psique e na psique coletiva, mesmo que erradas.

Para começar, bruxas e fadas existem! Só que a maioria das pessoas tem uma imagem completamente equivocada de ambas. Existe muito preconceito, má informação e deturpações.

Vamos por parte. Começo pelas fadas. Elas são seres elementais. O que é isto?

Bem, existem quatro elementos básicos da criação, a saber: Terra, Ar, Fogo, Água. Os elementais são seres habitantes destes elementos. Seus nomes, atribuições, características e funções vão de acordo com o elemento a qual pertencem.

Os reinos elementais são regidos pelas leis da Natureza. Chamados também de espíritos da natureza, os elementais possuem também a função de assegurar a manutenção e o equilíbrio do Planeta.

As fadas são os elementais do Ar, assim como os silfos.

Bruxas e bruxos são pessoas. Seres humanos que se utilizam da magia, que conhecem e lidam com as forças mágicas da Natureza, da qual os quatro elementos e seus elementais fazem parte.

A bruxa conhece magia, conhece as leis da Natureza e sabe utilizá-las. Então ela pode se utilizar de uma fada, por exemplo. Eu pessoalmente não gosto da magia que domina os elementais à força. Prefiro a magia que pede ajuda aos elementais, que os convida para seus trabalhos. Geralmente quem trabalha ligado à essência do Sagrado Feminino trabalha deste modo. A imposição é algo muito patriarcal e, ao meu ver, desnecessária, acho que ela só serve para enaltecer o ego do praticante.

Voltando às deturpações...a crença de que as bruxas são más, cultuam demônios e etc, vem de quem as condenou, o patriarcado, a Igreja e a classe médica. Estas duas últimas na época da Inquisição; pois a condenação da mulher e seus poderes pelo patriarcado ainda é mais antiga - e não esqueçamos que a Natureza é feminina.

Mas o grande massacre e desequilíbrio aconteceu mesmo na Idade Média. Muitas mulheres trabalhavam com as ervas curadoras e eram parteiras. A classe médica as via como uma grande concorrência e juntando-se à Igreja - que abominava o poder feminino e a sexualidade - a Inquisição foi instalada. Daí para deturparem as coisas e inventarem outras não custou muito.

Muitas dessas mulheres que trabalhavam com a cura e o parto já eram idosas, verdadeiras Mulheres Sábias, aquelas que retratavam a Sabedoria e o Poder da Deusa Anciã. Daí veio a imagem da bruxa velha e feia. Porém, havia também muita moça jovem e bonita que era queimada ou enforcada apenas por sua beleza, que era vista como coisa do diabo - um ser que as bruxas não conhecem, mas que a Igreja conhece muito bem, pois foi ela quem o criou.

Bom, então agora com mais conhecimento podemos perceber que uma bruxa não pode ser uma fada, nem vice-versa, a não ser na fantasia, aí é outra história...

Tudo isto é tão forte que me faz lembrar da época da novela da Globo, Eterna Magia. A idéia original da autora era mostrar corretamente quem eram as bruxas. Mas devido a ignorância das pessoas que afetadas pelo preconceito escreviam cartas pedindo que trocassem a nomenclatura de bruxas para fadas, a autora infelizmente não conseguiu desmistificar a imagem de bruxa e sua história ganhou outro rumo....

http://annaleao.blogspot.com/2009/02/bruxas-e-fadas-quem-e-quem.html

Nenhum comentário: